CPL

info@coropolifonicodalapa.pt

Carla Caramujo

Soprano

Sendo hoje um dos mais destacados sopranos portugueses da sua geração, Carla Caramujo venceu os Concursos Nacional Luísa Todi (Portugal), Musikförderpreis der Hans-Sachs-Loge (Alemanha), Chevron Excellence, Ye Cronies e Dewar Awards (Reino Unido). É licenciada e mestre pelas Guildhall School of Musicand Drama de Londres e Royal Conservatoire of Scotland.

Nas últimas temporadas cantou La Contessa di Foleville em Il viaggio a Reims de Rossini, La Princesse em Orphée de Philippe Glass e estreou a versão sinfónica de Domitila de João Guilherme Ripper no Centro Cultural de Belém (Lisboa), D. Anna em D. Giovanni de Mozart com a Filarmónica de Joanesburgo numa produção do Joburg Theatre, Anjo na Trilogia das barcas de Joly Braga Santos para o Teatro Nacional de S.Carlos (Lisboa), Segunda sinfonia de Mahler e árias de concerto de Mozart com a Orquestra sinfónica portuguesa, Missa em Dó m de Mozart (soprano I) com a Orquestra sinfónica Porto - Casa da música, Quatro últimas canções de Richard Strauss com a Petrobras Sinfónica no TMRJ, Rosalinde em Die Fledermaus com a Orquestra Filarmónica Portuguesa. Apresentou-se em recital na Haus der Musik de Vienna.

Estreou-se como Gilda em Rigoletto, Contessa Folleville em Il viaggio a Reims, Clorinda em La Cenerentola, D. Anna em D. Giovanni, Adele em Die Fledermaus, Lisette em La Rondine e Princesse em L’enfant et les Sortilèges no Teatro Nacional de S. Carlos. Outros papéis e repertório de concerto incluem Violetta em La Traviata, Adina em L’elisir d’amore, Armida em Rinaldo, Königin der Nacht em Die Zauberflöte, Herz em Der Schauspieldirektor, Fiordiligi em Cosi fan tutte, Nena em Lo frate ‘nnamorato e Vespina em Serva Padrona de Pergolesi, Lady Sarashina de Peter Eötvös, Salomé em O Sonho de Pedro Amaral, Flight Controller em Flight de Jonathon Dove, 9ª Sinfonia de Beethoven, Missa em dó menor de Mozart, Carmina Burana, Criação de Haydn, Messias de Händel, Paixão segundo S. João e S. Mateus de Bach, Requiem de Brahms, no Reino Unido (Barbican Center, New Sage Gateshead Music Center, Royal Albert Hall, Royal Theatre of Glasgow e Edinburgh Festival Theatre), República Checa (Smetana Hall), Alemanha (Heidelberg Concert Hall), Teatro Comunale di Bologna (Itália), Uruguai (SODRE), Colômbia (Teatro Mayor), México (Teatro Peón Contreras), Argentina (Usina del Arte) Espanha (Festival Are-more), Gulbenkian, Teatro nacional de S.Carlos, entre as principais Salas e festivais Portugueses.

No Brasil, apresentou-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro no papel de La Princesse em Orphée de Philip Glass numa produção de Philippe Hirsch e Daniela Thomas com regência de Priscila Bomfim e ainda com as quatro últimas canções de Richard Strauss, Quarta sinfonia de Mahler e cartas portuguesas de João Guilherme Ripper com a Petrobras sinfónica sob a batuta de Isaac Karabtchevsky. Interpretou o papel título em A raposinha astuta de Léos Janácek no Theatro S.Pedro numa produção de André Heller-Lopes com direção musical de Ira levin. Apresentou-se em recital com Priscila Bomfim na Sala Cecília Meireles com a integral das Clarières dans le ciel de Lili Boulanger e no Festival internacional de música do Pará com Cinco poemas de Vinicius de Moraes, Domitila e a estreia mundial de Icamiabas de João Guilherme Ripper.

Recentemente, estreou o papel de Mercês em Devoção de João Guilherme Ripper numa produção do Palácio das artes de Belo Horizonte com Lígia Amadio na regência e Ronaldo Zero na direção cénica.

Trabalhou com maestros e encenadores tais como Anne Teresa De Keersmaeker, Emilio Sagi, Paul Curran, Katharina Thalbach, André Heller-Lopes, Annilese Miskimmon, James Bonas, Antonio Pirolli, Hannu Lintu, João Paulo Santos, Julia Jones, Domenico Longo, Joana Carneiro, Isaac Karabtchevsky, José Miguel Esandi, Johannes Stert, Nicholas Kraemer, Marcos Magalhães, Martin Andre, Alexander Polyanichko, Osvaldo Ferreira, Pedro Neves, Pedro Carneiro, Nuno Coelho, Jorge Matta, Yi-Chen Lin e Christian Curnyn.

Gravou para as editoras NAXOS e mpmp.

Recentemente assumiu a direção artística do Festival de Ópera de Óbidos (Portugal).




Notícias

Acompanhe as Notícias

Foto

Exéquias em Memória de D. Pedro IV

25-09-2025

Foi perante um público caloroso que, na noite de ontem, o Coro Polifónico da Lapa apresentou mais um concerto memorável em homenagem a D. Pedro IV, o Rei-Soldado que mudou para sempre a história...
 Ler Mais ...
Foto

A Grande Missa em Dó menor de Mozart: Uma Obra-Prima Inacabada que Ecoa no Norte de Portugal

19-05-2025

A ''Grande Missa em Dó menor'' de Wolfgang Amadeus Mozart, é uma das suas criações mais ambiciosas no domínio da música sacra. Escrita entre 1782 e 1783, a obra permanece inacabada e envolta em...
 Ler Mais ...
Foto

Messa di Gloria

31-12-2024

Embrulhamos Puccini com papel de seda verde e fita de veludo carmim, somos tradição, e entregamos em mãos à comunidade da Lapa, para que desembrulhassem o melhor presente que poderíamos...
 Ler Mais ...